"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

terça-feira, 27 de março de 2012

Novo tipo de plástico “sangra” e cicatriza


por Galileu.com
- A invenção tem a capacidade de consertar arranhões nela mesma
 Você derruba seu celular no chão e a tela dele fica arranhada. Logo você percebe que um líquido vermelho está saindo do aparelho, como se fosse sangue. E, assim como o sangue, ele cobre os arranhões e faz com que os ferimentos se cicatrizem e sejam curados.
Parece absurdo? Mas, provavelmente, é assim que seus eletrônicos irão se comportar no futuro. Tanto que a Universidade de Southern Mississipi já inventou um plástico capaz de sangrar e se restaurar.
Feito de copolímeros à base de água, a nova substância é ecologicamente correta e contém um tipo de ligação molecular que funciona como uma ponte. Quando algum dano acontece, essas pontes são quebradas e a substância vermelha vaza e a “mágica” acontece. No caso do plástico não conseguir completar o conserto automaticamente, a substância vermelha pelo menos indica o problema.
De acordo com seus criadores, esse processo de reparação pode acontecer várias vezes e tem várias aplicações – desde esmaltes que podem se retocar automaticamente quanto em grandes máquinas como carros e até aviões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário