O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), estabeleceu um novo Índice de Valores Humanos (IVH) visando avaliar no Brasil, as condições de SAÚDE, TRABALHO e EDUCAÇÃO, sendo que a Saúde alcançou o índice mais baixo.
O IVH procurou levar em conta a importância dos valores humanos nos processos de desenvolvimento do país. A escala estabelecida para a avaliação vai de 0 (zero) a 1 (um), e o Brasil alcançou os seguintes índices: SAÚDE = 0,45 - TRABALHO = 0,79 - EDUCAÇÃO = 0,54 - GERAL (considerando-se os três aspectos) = 0,59.
O novo indicador (IVH) procurou avaliar situações mais subjetivas da vida do brasileiro, tais como: tempo de espera para atendimento médico; situações de prazer ou sofrimento no trabalho e etc..., segundo Flávio Comim coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil 2009/2010, "...a idéia era construir um indicador que partisse do relato das pessoas..." .
Saúde
- Ouvidas 2002 pessoas em 24 Estados;
- IVH alcançado = 0,45;
- Aspectos considerados na avaliação: Tempo de espera para atendimento médico ou hospitalar - Facilidade ou não de compreensão da linguagem usada pelos profissionais de saúde - Interesse da equipe médica pelo paciente.
- Comparação por regiões: Sul e Sudeste alcançaram o melhor índice ambas com 0,62, acima da média do Brasil que foi de 0,59. A região Norte alcançou o pior índice 0,50, ficando abaixo da média nacional.
O relatório mostra que 67% dos moradores da região Norte consideram demorada a espera para receber atendimento médico, enquanto que 62% dizem que a linguagem utilizada pelos profissionais de saúde é de difícil compreensão.
Trabalho
- IVH alcançado = 0,79
- Foram avaliados aspectos relacionados ao prazer no trabalho, como realização profissional, liberdade de expressão e reconhecimento; também foram analisadas experiências de sofrimento como esgotamento emocional e falta de reconhecimento.
Educação
- IVH alcançado = 0,54
- Foram avaliados aspectos da família dos alunos, dos professores e dos alunos. Especificamente considerou quais conhecimentos as famílias consideram mais importantes, e as relações professores e alunos no sistema educacional.
Na maior parte do país, os entrevistados responderam que a educação deve priorizar conhecimentos necessários a formação de um bom cidadão, resposta de 36,2%. A exceção ficou com a região Norte onde 40,4% consideraram que os conhecimentos mais importantes são os que contribuem para se conseguir um bom emprego.
- Para uma maior imersão no assunto, o IVH consta no Caderno 3 do Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil 2009/2010.
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