"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bicicleta de plástico reciclado produzida no Brasil


Isso é o que chamo de uma idéia sensacional: Uma armação de bicicleta produzida a partir de plástico de garrafas PET, embalagens de shampoo e peças de geladeira. Ela já existe e foi inventada pelo artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil. Ele estuda a fabricação desse modelo há doze anos, investindo dinheiro próprio. Há um ano e meio o molde final ficou pronto, sendo que a partir de novembro os primeiros exemplares serão distribuídos. “Tenho a patente da primeira bicicleta de plástico reciclado do mundo”, diz.


A bicicleta é fabricada com um quadro reciclado, e pode ser adquirida sob encomenda, em São Paulo site MuzziCycles – os interessados compram apenas os quadros por R$ 250,00, e montam suas bikes por conta própria. Mas também é possível comprar a bicicleta completa, que pode chegar a R$ 3 mil. É uma bicicleta mais resistente, flexível e barata. Isso porque o plástico não enferruja, amortece naturalmente, e sua fabricação transforma resíduos sólidos em um novo produto.
A matéria prima é um granulado plástico conseguido a partir de material adquirido por ONGs que recolhem sucata, mas o interessado pode levar seu próprio material (200 garrafas PET). O granulado é produzido pela Imaplast, empresa de moldes que Muzzi dirige.
No processo de produção, o plástico granulado entra em uma máquina e é injetado no molde de aço. “Cada quadro demora dois minutos e meio para ser fabricado e, se for feito só de PET, usa 200 garrafas”, explica o empresário.
Estados Unidos, Alemanha, México e Paraguai já demostraram interesse em encomendar magrelas de plástico reciclado. Um modelo infantil começa a ser produzido no ano que vem. E mais: “Em maio começamos a fazer um modelo de cadeira de rodas. Mas nesse caso vamos doá-las. A pessoa só terá de trazer o material plástico”, conta Muzzi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário