"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Câncer de mama em mulheres jovens

AUTO EXAME
     Entidades que atendem a pacientes com câncer de mama, bem como os médicos que as tratam, vêm observando um aumento na incidência da doença, em mulheres abaixo dos 40 anos. Uma das razões apontadas é que devido ao acesso à informação, as mulheres através do método do auto-exame, detectam a doença mais cedo. As estatísticas mostram que de 85 a 90% das causas são desconhecidas, enquanto que 10 a 15% acontecem quando há histórico de câncer de mama na família. Para que a doença possa ser diagnosticada mais cedo, é preciso que além do auto-exame, as mulheres solicitem aos médicos que prescrevam a mamografia.
     Os fatores conhecidos que podem desencadear a doença, são: o excesso de exposição à radiação, vida sedentária, dieta desequilibrada, primeira gravidez após os 30 anos, menarca (primeira menstruação) antes dos 12 anos, menopausa tardia, fumo, álcool, terapia de reposição hormonal sem orientação e acompanhamento médico, nuliparidade (nunca ter engravidado).
Fonte: Viver Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário