"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pilates evita lesões e melhora desempenho

O pilates atua na flexibilidade corporal auxiliando os corredores a evitar lesões e evoluir seus desempenhos. Fisioterapeuta especialista em biomecânica pela UFRJ, Clarissa Guaraná explica que a possibilidade de repertório de exercícios de pilates previne as lesões mais comuns através de trabalhos de alongamento, mobilidade, propriocepção e equilíbrio. Além de desenvolver essa consciência corporal, essa atividade criada pelo alemão Joseph Pilates no início do século passado auxilia os corredores a manter bom posicionamento corpóreo durante as provas.
No método, temos exercícios de força específicos para os atletas de rua, podendo estimular os principais grupamentos musculares usados na corrida de rua. Exercícios de saltos, trabalho de equilíbrio, de propriocepção, de centro de força são fundamentais para os corredores. Ainda ao desenvolver a consciência corporal, o pilates auxilia a postura dos corredores, evitando que eles tenham um gasto energético desnecessário por estarem com um posicionamento mal organizado. Uma boa postura faz com que a performance dos atletas seja melhor - diz Clarissa Guanará, que dá aula de pilates.
Para os aficionados em trail run, o pilates pode ser uma grande aliada para os imprevistos nos percursos com altimetrias variadas nos mais diversificados terrenos (mato, lama, montanha, areia, pedra, etc.).
- (Os tipos de terreno) São um fator de risco para diversos tipos de lesões - explica o treinador de trail run, Gabriel Valadares. -  Pela variabilidade do terreno desse tipo de prova, as demandas necessárias ao corpo do corredor são diferentes da rua, como a região do abdômen, imprescindível para estabilização do atleta nas irregularidades dos tipos de terreno, além de membros superiores que no trail run por muitas vezes são necessários para apoio e alavancas. Também fortalecimento de membros inferiores em que no pilates muitas é associado ao trabalho de propiocepção e equilíbrio.
Além de prevenir, o pilates também pode ser usado no tratamento de lesões. De acordo com Clarissa, "organiza melhor as articulações através de exercícios de mobilidade, faz um bom trabalho de alongamento, que é muito eficaz para as 'canelites' bem comum em corredores, além de promover um condicionamento físico equilibrado, que respeita a boa fisiologia muscular."

Nenhum comentário:

Postar um comentário