- Antes de sair às compras,
preste atenção nas orientações do Procon-SP
A boa e velha pesquisa de preços não pode ser
esquecida. Além disso, é importante ficar atento às diversas formas de
pagamento ofertadas.
A loja deve informar os valores à vista e à prazo,
caso haja essa opção, de maneira clara, precisa e de fácil visualização para o
consumidor.
2. Vá com tempo
Não tenha
pressa ao escolher, pois o produto pode não servir ou não cair bem e a loja não
é obrigada a trocá-lo por motivo de gosto ou tamanho.
A única
obrigatoriedade, segundo o Código de Defesa do Consumidor, é em caso de
defeito.
3. Troca
Caso a loja se
comprometa a efetuar trocas, é importante que haja a informação prévia das
condições, quantos dias após a compra, restrição de dias da semana, se é
necessário que o produto contenha a etiqueta e se é preciso apresentar a nota
fiscal.
4. Pagamento
Não é
obrigatório que o estabelecimento aceite cheques ou cartões. Caso aceite, não
pode estabelecer valor mínimo para a compra por esse meio de pagamento. No caso
de cheque, não pode negar aceitá-lo por causa de compra no estabelecimento paga
recentemente da mesma forma.
É importante
lembrar que cheques de terceiros podem ser recusados e é direito do fornecedor
solicitar documento de identificação com foto para pagamentos com cheque e com
cartão.
5. Brechó
Comprar roupas
em brechó é uma boa opção para quem quer economizar. Afinal, os preços
normalmente são mais acessíveis. Mas é importante prestar atenção em alguns
detalhes:
- Exija que
todos os defeitos que a roupa possa conter sejam documentados por escrito;
- Mesmo sendo
peças já usadas, o consumidor tem 90 dias para reclamar de defeitos na roupa,
desde que ele não tenha sido informado sobre eles anteriormente
- Também é
importante ficar atento à política de troca destes comércios.
6. Internet
Quando o
assunto é compras pela internet, é preciso ter uma atenção especial, pois esse
serviço gera muitas queixas de consumidores. Tome cuidados como:
- Evite
comprar em sites que constam na lista de 300 não recomendados elaborada pelo
Procon-SP;
- Você tem o
direito a desistir de se arrepender da compra em até sete dias, contatos da
data da aquisição ou do recebimento do produto;
- Seja
cauteloso ao fornecer dados pessoais (como número do cartão e do CPF, por
exemplo). Instale antivírus e firewall (sistema que impede a transmissão e/ou
recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e mantê-los sempre atualizados;
- Evite
realizar transações on-line em computadores públicos;
- Imprima ou
salve todos os documentos que comprovem a transação;
- Importante!
Independente de onde você comprar, exija a nota fiscal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário