"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Leite, tem Cálcio e muito mais...


Não fosse o bastante esbanjar o mineral dos ossos, a bebida ainda é farta em vitaminas que protegem os olhos, previnem a anemia e melhoram a concentração.
O leite oferece proteína de altíssima qualidade, que é muito bem aproveitada no nosso organismo. Esse nutriente é fundamental para a construção de tecidos e, por isso, colabora para a beleza dos cabelos, das unhas e da pele. Sem falar que ajuda a preservar os músculos. Estudos recentes mostram ainda uma ligação entre os aminoácidos do leite, ou seja, suas partículas protéicas, e a redução da pressão arterial.
A festejada vitamina A, que protege os olhos, também faz parte da composição dessa bebida. Lá estão também as vitaminas B2, fundamental para a produção de energia, e B12, que atua no combate a anemia e ajuda a melhorar a concentração. Tem mais: a vitamina D, fundamental para a saúde óssea e que todo mundo associa tanto ao sol, é outra que dá as caras no leite. Mais um ponto para ele, uma rara fonte dessa substância (quando se fala em alimento).
E, claro, não dá para falar dessa bebida sem mencionar o cálcio. A absorção do mineral por meio dela é muito boa. Pois ainda que muitos vegetais, como é o caso dos brócolis, contenham grandes quantidades do nutriente, nem sempre ele é tão bem aproveitado no organismo.
O ideal é distribuir o consumo do leite ao longo do dia. Estudos mostram que a absorção dos nutrientes da bebida e seus derivados é melhor em pequenas porções.
No caso específico do cálcio, uma boa orientação é evitar o consumo excessivo de café e chá preto, que por causa da cafeína, costumam atrapalhar um pouco o desempenho do mineral. Mas, veja bem, não é preciso banir nenhum dos dois do cardápio. Basta não exagerar.

Fonte: asesvita

Nenhum comentário:

Postar um comentário