Crédito da foto: flickr.com/chubbybat
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Parece que com a morte de Jobs o
mundo passou a girar em função da Apple e sua maçã. Não é bem assim, mas ambos
são sinônimos de criatividade e inovação. Talvez por isso, pesquisadores das universidades de Duke (EUA) e Waterloo (Canadá) resolveram
expor à voluntários, subliminarmente, o logotipo de empresas famosas e verificar como isso os afetava.
341 universitários assistiram a projeções nas quais o logo da Apple ou o da IBM apareciam por milésimos de segundo — tão rápido que eles nem conseguiam identificar que tinham visto
um dos dois. Após a exibição, aplicaram um teste no qual os voluntários tinham que
listar a maior quantidade possível de usos para um tijolo, buscando
assim avaliar o grau de criatividade deles.
Os voluntários que viram o logo da Apple (mesmo sem perceber) foram “significativamente” mais
criativos que os que viram o da IBM. O efeito, foi creditado pelos pesquisadores, a
associação geral que fazemos da companhia de Steve Jobs com criatividade. O pesquisador Gavan Fitzsimons que lidera a
pesquisa, disse: “Nós somos expostos a milhares de logotipos todos os dias e achamos que isso não nos afeta, mas
nosso trabalho demonstra que até vislumbres fugazes podem nos afetar
drasticamente”.
Assim fiquem de olhos bem
abertos para não serem influenciados pelas mensagens subliminares veiculadas
pela exposição de imagens.
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