"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sapatilhas de corrida, a nova onda chega ao Brasil


A discussão sobre correr descalço, prática que conquista cada vez mais adeptos nos EUA, vai aumentar no Brasil com a chegada da FiverFingers e outros modelos que prometem proteção, mas não amortecimento.
As primeiras passadas são estranhas para quem está acostumado a pisar primeiro com o calcanhar, o que acontece quando se calça tênis. Mas logo o corpo se ajusta e aí a sensação de liberdade é total, pois o movimento é natural. Ela protege e não incomoda com areia e calor. Na academia, para fazer exercícios de equilíbrio e musculação é impossível não chamar a atenção. Todo mundo fica curioso com aquele sapato, digamos assim, arrojado.

Mais uma vez, a sapatilha vale a brincadeira. Ela se mostra mais estável e segura ficando mais fácil executar exercícios de equilíbrio. O trababalho de panturrilha fica mais puxado, já que a amplitude do movimento é maior, devido à flexibilidade total.
Muitos especialistas vêem as sapatilhas com desconfiança e alertam que a falta de amortecimento pode lesionar as articulações. Já os defensores da corrida descalça afirmam que o risco de lesão é menor porque o movimento se torna o natural do corpo humano, o que é impossível de alcançar com tênis. Além disso, dizem, quem costuma sempre usar tênis com amortecimento não exercita os músculos dos pés, o que favorece as lesões. Mais estudos ainda terão que serem feitos antes de se saber quem tem razão. Talvez o que valha para certas pessoas não seja o ideal para outras, em função de biotipo e condicionamento físico.
Para quem quiser testar, a dica do fabricante  e de professores de educação física é ir se acostumando gradualmente ao novo calçado, correndo menos do que o normal, ou mesmo alternado treinos de tênis convencional e sapatilha.

Fonte: O Globo - imprensa nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário