"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

terça-feira, 3 de março de 2015

DILMA VAI AO MERCADO – POR GLAUCO FONSECA


Dilma foi às compras no Uruguai. Foi comprar leite no supermercado. ¡Que rico!
Decidiu ver gente com a qual ela não tem nenhuma responsabilidade, onde não há cobranças, onde ninguém grita “fora” nem “fuera”. Foi até o Supermercado cujo nome é Devoto, entenderam? Não sei se é ironia ou ato falho, mas Dilma está à procura de popularidade, de harmonia, de...votos.
Resultado de imagem para dilma mamando
Imagem Google
Nossa presidente foi comprar leite. Leite? Hospedada no melhor hotel do Uruguai, Dilma estava com vontade de tomar leite? Bom, o leite uruguaio é realmente saboroso. Por aí, até entendo. A presidente do gigante continental, maior país da América Latina, sétima maior economia do mundo (em breve, oitava...), estava precisando ir ao Devoto comprar leite. Mesmo eu gozando da mais parca autoridade em psicanálise, ouso tecer alguns comentários a respeito desta historinha canhestra. Dilma foi buscar leite por que o leite lembra nutrição, lembra mãe, lembra segurança, conforto e carinho. Dilma foi atrás Devoto buscar carinho das pessoas, simpatia e calor humano que não fosse dos urubus que a cercam no Palácio do Planalto.
Nossa presidente está se sentindo culpada de ter mentido muito nas eleições. Está preocupada com a hipótese do dinheiro sujo da Petrobras ter irrigado as finanças de sua campanha. Está mais magra e não consegue desmanchar o semblante horrorizado com o que pode acontecer no dia 15 de março. Precisava sair, tirar fotos e ser abraçada por gente que não sabe “o diabo” que ela fez para ganhar a eleição. Está carente de paz, de ter de responder por tantos erros, desde o insólito dossiê contra Dona Ruth até o ato populista de reduzir contas de luz por capricho.
O velho Uruguai é um capítulo à parte desta pequena fábula dilmista. Lá é terra de Mujica, o Tupamaro (guerrilha terrorista de cujas versões brasileiras - Colina e VAR-Palmares - Dilma fez parte) e da maconha descriminalizada. Nada como estar em terras tupamaras, tomando um leitinho descansada, podendo ou não fumar um baseado pago com cartão corporativo, o que seria até legal, juridicamente falando.
Dilma foi buscar leite pois, quando foi buscar lã, saiu tosquiada. Está agressiva, balbuciando por aí seu dialeto que poucos entendem, quiçá ela mesma. Nas próximas horas, o Brasil vai conhecer uma lista satânica, daqueles políticos que também fizeram o diabo, mas com dinheiro público. Estaria ela nesta lista, como mandante ou sabedora dos inúmeros crimes cometidos? Haja leite...
O Brasil é uma imensa vaca leiteira e Brasília é seu maior curral. É lá onde mamam, sem parar, milhares de políticos ordinários e ladrões. Brasília, uma linda cidade de povo cordial, é também um lugar onde habitam bandidos que vivem “Devoto”. A capital do país é um gigantesco Devoto, onde muitos vão buscar leite. O leite que eles tomam deixa-os viçosos, gordos, espertos. Eles adoram Devoto e leite. O leite mais gordo e opulento encontram no balcão do STF. O leitinho morno achado no STF é daquele que eles mais gostam, porque se sentem seguros, nutridos, tranquilos.
Lula e Dilma precisam Devoto, mas só o que merecem é leite derramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário