John Piper
John Piper é um dos ministros e autores
cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas
publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu
ministério pastoral na Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, MN, nos EUA
desde 1980.
"Vemos, porém,
aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e
honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a
morte por todos." (Hebreus 2:9)
Para aqueles a quem Ele veio salvar
Ontem marchei para
Jesus, juntamente com milhares de pessoas nas cidades gêmeas (Minneapolis e Saint Paul) e com milhões ao redor do mundo. Quando fiz a curva do Nicollet
Mall em direção à rua Sexta, estávamos
cantando a segunda estrofe de "Oh, venham coroar Jesus o Salvador".
Eu provavelmente era o único que já estava pensando na mensagem desta manhã. E
o título desta mensagem é: "Por quem Jesus provou a morte?". A
estrofe de "Oh, venham coroar Jesus o Salvador" é mais ou menos
assim:
Coroe o Senhor da Vida Que triunfou
sobre o túmulo E levantou-se vitorioso na contenda Para aqueles a quem Ele veio
salvar
Sua glória agora nós cantamos Quem
morreu e subiu às alturas Quem morreu para trazer a vida eterna E vive para
morte exterminar
Ele triunfou sobre a
morte e ressurgiu vitorioso da luta por aqueles a quem veio salvar. "Para
aqueles a quem Ele veio salvar." Estas palavras
parecem indicar que o escritor deste hino acredita que Jesus Cristo tinha um
projeto para realmente salvar um determinado grupo de pessoas pela Sua morte.
Ele triunfou sobre a morte para aqueles a quem Ele veio salvar. Parece haver
alguns que ele veio salvar, e que para estes a morte foi derrotada e a vida
eterna é dada.
Para Todos?
Minha questão nesta
manhã é a seguinte: "Por quem Cristo provou a morte?". Pergunte a 100
pessoas cristãs evangélicas na América e 95 provavelmente dirão:
"Todos". E há algo muito positivo nesta resposta – e algo negativo. O
lado positivo é que não é faccioso ou elitista ou sectário. Olha-se para o
mundo, querendo que outros desfrutem do perdão dos pecados que os crentes
desfrutam. Não é restrito e limitado em suas afeições.
Ele tenta expressar a
verdade bíblica de que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único
para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). É
saudável e correto acreditar que todo aquele que tem fé - não importa a raça,
ou o grau de instrução, ou a inteligência, ou a classe social, ou a religião –
todo aquele que coloca a fé em Jesus Cristo é justificado e aceito por Deus,
com base no sangue derramado de Jesus. É saudável e correto acreditar que
ninguém pode dizer: "Eu realmente quero ser salvo por Jesus acreditando,
mas eu não posso ser, porque Ele não morreu por mim." Ninguém pode dizer
isso. Não há quem tenha verdadeira fé por quem Jesus não morreu.
Há muitas razões pelas
quais esta resposta (que Jesus provou a morte por todos) é um sinal de boa
saúde espiritual. Uma das razões mais óbvias está aqui, no nosso texto, Hebreus
2:9:
"Vemos, porém,
aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e
honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a
morte por todos."
A resposta que 95% dos
evangélicos dariam é um sinal da existência da vontade de dizer o que a Bíblia
diz.
Mas dizer o que a
Bíblia diz e dizer o que ela significa não são necessariamente a mesma coisa. É
por isso que eu disse que há algo de negativo em responder à pergunta "Por
quem Jesus provou a morte?" simplesmente dizendo "todo mundo". O
que é negativo, não significa, em primeiro lugar, que seja errado. Pode não
estar errado. Depende do que você quer dizer com isso. O que é negativo é que
este argumento não se aprofunda no que Jesus realmente cumpriu quando morreu.
Ele presume que todos sabemos o que Ele fez, e que realizou seu sacrifício por
todos da mesma maneira. Isso não é saudável, porque não é verdade. Meu palpite
é que a maioria desses 95% que dizem que Jesus morreu por todos teriam
dificuldade em explicar exatamente o que é que a morte de Jesus realizou para
todos - especialmente o que é que foi feito para aqueles que se recusam a
acreditar e irão para o inferno.
Então por que nem todos são salvos?
Em outras palavras,
não é saudável dizer que Jesus provou a morte por todos e não saber o que Jesus
realmente cumpriu ao morrer. Suponha que você me diga: "Eu creio que Jesus
morreu por todos," e eu respondo: "Então por que nem todos são
salvos?" Sua resposta provavelmente seria: "Porque você tem que
receber o dom da salvação, você tem que crer em Cristo para que a morte dEle
possa valer para você." Eu concordo, mas então eu digo: "Então você
acredita que Cristo morreu por pessoas que o rejeitam e vão para o inferno, da
mesma forma que ele morreu por aqueles que o aceitam e vão para o céu?"
Você diz: "Sim, a diferença é a fé daqueles que vão para o céu. A fé
conecta você aos benefícios da morte de Jesus."
Há vários problemas
nessa resposta. Vou mencionar apenas um. E eu me debruço sobre isso porque, se
é nisso que você acredita, então você está perdendo as profundas riquezas da
aliança de amor que Deus tem para você, em Cristo, por causa desse entendimento
de que o amor dele é o mesmo tanto para os que creem quanto para os que O
rejeitam. E você está seriamente "negligenciando a sua grande
salvação", que vimos em Hebreus 2:3 que não devemos fazer. Se você
acredita que aqueles que foram para o inferno foram amados e que a morte de
Cristo vale tanto quanto vale para você, você nunca chegará a conhecer a total grandeza
do amor do Calvário.
Seria como se uma
esposa insistisse para que seu marido a amasse e se sacrificasse por ela, da
mesma forma que ele ama e se sacrifica por todas as mulheres do mundo. Mas, na
verdade, o apóstolo Paulo diz em Efésios:
"Cristo amou a igreja, e a si
mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a
lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa,
sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível."
É isso que nós
queremos dizer quando nos referimos que Ele morreu pela Igreja, Sua noiva. Em
outras palavras, há uma preciosa e incomensurável aliança entre Cristo e Sua
noiva, o que O levou a morrer por ela. A morte de Jesus é pela noiva de Cristo
de maneira diferente que por aqueles que perecem.
Aqui temos um problema
em dizer que Cristo morreu por todos da mesma forma que morreu pela Sua noiva.
Se Cristo morreu pelos pecadores que ao final se perderão do mesmo modo que
morreu pelos que serão salvos, então por qual motivo os perdidos serão punidos?
Os pecados deles foram ou não cobertos pelo sangue de Jesus? Nós Cristãos
dizemos: "Cristo morreu pelos nossos pecados" (I Coríntios 15:3). E
nós queremos dizer que ele morreu para pagar a dívida que esses pecados
geraram. A morte dEle removeu a ira de Deus de sobre mim. A morte dEle retirou
a maldição da lei de sobre mim. A morte dEle comprou o céu para mim. Essas
coisas realmente se cumpriram na morte dEle!
Mas o que significaria
dizer que Cristo morreu pelos pecados de um incrédulo que irá para o inferno?
Será que significaria que os pecados deste homem foram pagos? Se foram, então
porque ele está pagando novamente no inferno? Significaria que a ira de Deus
foi removida? Se sim, porque a ira de Deus foi derramada em punição pelos seus
pecados? Significaria que a maldição da lei foi retirada? Se sim, porque ele
está tendo que suportar a maldição no lago de fogo?
Uma possível resposta
é essa: Alguém pode dizer que a única razão porque as pessoas vão para o
inferno é o pecado de rejeitar a Jesus, e não por todos os pecados de suas
vidas. Mas isso não é verdade. A Bíblia ensina que a ira de Deus virá sobre o
mundo, não somente por rejeitarem a Jesus, mas por causa dos seus muitos
pecados não perdoados. Por exemplo, em Colossenses 3:5-6, Paulo se refere à
imoralidade, impureza, paixões do mundo, concupiscência e avareza, e diz que
"por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da
desobediência". Então as pessoas que rejeitam a Jesus realmente serão
punidas por seus pecados específicos, e não somente por rejeitarem a Ele.
Em que sentido Jesus provou a morte por
uma pessoa no inferno?
Então, voltamos ao
problema: em que sentido Cristo provou a morte pelos pecados deles? Se eles
ainda são culpados pelos seus pecados e ainda sofrem punição por causa de seus
pecados, o que aconteceu na cruz pelos seus pecados? Talvez alguém use uma
analogia. Você poderia dizer que Cristo comprou o ticket deles para o céu e ofereceu isso a eles gratuitamente,
mas eles recusaram-se a receber, e por isso estão no inferno. E você estaria
parcialmente correto: Cristo realmente oferece o perdão dEle livremente a
todos, e qualquer que recebê-lo como o tesouro que é, será salvo por Sua morte.
Mas o problema com a analogia é que a compra do ticket para o céu é, na verdade, o cancelamento de pecados.
Mas o que nós vimos é que aqueles que recusam o ticket são punidos pelos seus pecados, não podem apenas
recusar o ticket. Logo,
que significado há em se dizer que os pecados deles foram cancelados? Esses
pecados trarão destruição a eles e os manterão fora do paraíso; portanto seus
pecados não foram realmente cancelados na cruz e, assim, o ticket não foi comprado.
O ticket para o céu que Jesus obteve para mim pelo seu sangue é
limpeza de todos os meus pecados, cobrindo-os, suportando-os em seu próprio
corpo para que eles nunca me levassem à ruína – nunca poderão ser colocados
sobre mim novamente – nunca. Foi isso que aconteceu quando ele morreu por mim.
Hebreus 10:14 diz: "Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os
que estão sendo santificados". Aperfeiçoados perante Deus para sempre,
pela oferta da vida dele! É isso que significa que ele morreu por mim. Hebreus
9:28 diz: "Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de
muitos". Ele suportou meus pecados. Ele realmente os suportou (veja Isaías
53:4-6). Ele realmente sofreu por causa deles. Eles não podem e não recairão
sobre minha cabeça no julgamento.
Se você me diz que, na
cruz, Cristo apenas cumpriu por mim o que ele cumpriu por aqueles que sofrerão
no inferno por causa dos pecados deles, então você esvazia a morte de Jesus em
seus efetivos cumprimentos por mim, e me deixa com o quê? – uma aliança que
perdeu seu precioso poder de assegurar que meus pecados foram realmente cobertos
e que a maldição foi verdadeiramente retirada e a ira de Deus removida. Esse é
um alto preço a se pagar por dizer que Cristo morreu por todas as pessoas no
mesmo sentido.
Eu não creio que a
Bíblia nos mande ou, de fato, nos permita dizer que Cristo morreu por todos da
mesma maneira. O contexto de Hebreus 2:9 é um bom lugar para mostrar que a
morte de Cristo teve um plano ou objetivo especial para os escolhidos de Deus,
diferentemente do que para outros.
O Que "todos" significa?
No final do verso 9, o
autor diz: "para que, pela graça de Deus, (Cristo) provasse a morte por
todos". A questão aqui é se
"todos" refere-se a todos os seres humanos sem distinção, ou se
refere a todos dentro de um certo grupo. Quanto digo "Todos estão presentes?"
eu não quero dizer todos os seres humanos do mundo. Eu quero dizer todos do
grupo que tenho em mente. Qual é o grupo que o escritor tem em mente: toda a
humanidade sem distinção ou algum outro grupo?
Vamos deixá-lo
responder, ao averiguar o verso seguinte. O verso 10 é fundamento do 9: Cristo
provou a morte por todos "porque convinha que aquele, para quem são todas
as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos à glória,
aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles". Em outras
palavras, imediatamente após dizer que, pela graça de Deus, Cristo provou a
morte por todos, o autor explica que o plano de Deus para o sofrimento de
Cristo foi "trazer muitos filhos à glória". Então os versos 9 e 10 se
juntam assim: Cristo provou a morte por todos, porque convinha a Deus que o
caminho para levar seus filhos à glória fosse através do sofrimento e morte de
Cristo.
Isso significa que
"todos" do verso 9 provavelmente refere-se a todos
os filhoslevados à glória no verso 10. Em
outros termos, o plano de Deus – o objetivo e propósito de Deus – ao enviar
Cristo para morrer foi especialmente para levar seus filhos desde o pecado,
morte e inferno, para a glória. Ele tinha um olhar especial aos seus próprios
filhos eleitos. É exatamente o que o evangelho de João diz em 11:52 – que Jesus
morreria para "congregar num só corpo os filhos de Deus que estão
dispersos". Esses "filhos de Deus", por quem Cristo morreu, são
os "filhos" que Deus está levando à glória através da morte de Cristo
em Hebreus 2:10.
Você pode observar
isso nos versos 11 e 12 também:
"Pois tanto o que santifica (Cristo) como os que são santificados (os filhos que ele leva à glória), vêm todos de um só; por esta causa
ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo (Salmo 22:22): ANUNCIAREI O TEU NOME A
MEUS IRMÃOS, CANTAR-TE-EI LOUVORES NO MEIO DA CONGREGAÇÃO."
Os filhos que Deus
leva à glória pela morte de Cristo são agora chamados de irmãos de Cristo. Foi
por todos estes que Cristo provou a morte.
O versículo 13 chama-os
agora não somente de irmãos, mas, em outro sentido, de filhos de Cristo:
"E outra vez: POREI NELE A MINHA
CONFIANÇA (A própria confissão
de fé de Cristo em seu Pai, junto com seus irmãos). E
ainda: EIS-ME AQUI, E OS FILHOS QUE DEUS ME DEU."
Note que os filhos que
estão sendo levados à glória pela morte de Cristo agora são chamados de filhos
que Deus deu a Cristo. Eles não somente se
tornaram filhos por escolherem a Cristo. Deus agiu em favor deles e os trouxe a
Cristo – os deu a Cristo. E por todos estes, ele provou a morte e leva-os à
glória. Esse é exatamente o modo que Jesus falou sobre seus discípulos na oração
de João 17:6: "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste.
Eram teus, e tu mos deste". O cenário que temos é um povo escolhido que o
Pai livremente e graciosamente deu ao Filho como seus filhos.
Agora note como os
versos 14 e 15 ligam o objetivo da encarnação e da morte de Cristo com seu
grupo escolhido de filhos:
"Portanto, visto como os filhos
são participantes comuns de carne e sangue (visto que aqueles que o Pai deu ao Filho têm natureza humana), também
ele semelhantemente participou das mesmas coisas (natureza humana), para que pela morte
derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos
aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão (pelo nome, todos os filhos e irmãos que Deus deu ao
Filho para levar à glória por sua morte)."
A razão aqui explicada
para a encarnação e morte de Jesus (no verso 14) é que os "filhos"
compartilham da carne e do sangue. É por isso que Cristo veio em carne e
sangue. E os "filhos", conforme o verso 13, não são humanos comuns,
mas filhos de Deus dados a Jesus. E, assim, todo o plano e objetivo da
encarnação e morte de Jesus foi levar os filhos, os irmãos, dados por Deus a
Jesus, à glória.
Sua fé foi comprada pela morte de
Cristo
Vou parar por aqui no
nosso texto, mesmo podendo expor pelo resto do capítulo que o objetivo de Deus
em enviar Jesus para morrer foi cumprir algo definitivo pelos seus irmãos, seus
filhos, dados por Deus a Ele, retirados do mundo. Mas encerrarei e farei uma
aplicação para concluir.
Eu não estou nem um
pouco interessado em privar o valor infinito da morte de Jesus de ninguém. Que
seja conhecido e ouvido muito claramente: "Deus amou o mundo de tal
maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele
que nele crê", eu digo novamente:
"todo aquele que nele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna". Cristo morreu para que todo aquele que
(aqui nesta manhã) acredita não pereça, mas viva.
E quando você crê como
deve crer, descobrirá que a sua fé, como todas as outras bênçãos espirituais,
foi comprada pela morte de Cristo. O seu pecado da descrença foi coberto pelo
sangue e, portanto, o poder da misericórdia de Deus foi derramado através da
cruz para reprimir sua rebelião e trazê-lo para o Filho. Você não fez a cruz
efetiva em sua vida pela fé. A cruz tornou-se eficaz em sua vida ao comprar a
sua fé.
Quanta glória há
nisso, irmãos! Glória que seus pecados foram realmente cobertos quando Jesus
provou a morte por você. Glória que a culpa realmente foi removida quando Jesus
provou a morte por você. Glória que a maldição da lei foi realmente retirada e
que a ira de Deus foi realmente removida, e que a preciosa fé que une todos
vocês a este tesouro, em Cristo, foi um presente comprado pelo sangue de Jesus.
Jesus provou a morte
por todo aquele que tem fé. Porque a fé de todo o que crê foi comprada pela
morte de Cristo.
Para maiores reflexões veja:
1 Timóteo 4:10
Efésios 5:25–27
Tito 2:14
João 10:15; 11:52;
17:6, 9, 19
Atos 20:28
Apocalipse 1:5; 3:9;
5:9
Romanos 8:28–32
1 João 2:2 (compare
João 11:52)
2 Pedro 2:1
Fonte: Desiring God
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