"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Viagens... Canadá - Selvagem & Urbano


VANCOUVER
     Montanhas escarpadas, florestas infindáveis, natureza intocada para muitos, essas são as primeiras associações que devem ser feitas com o Canadá. Mas em suas cidades pulsa a vida moderna. Metrópoles, como Vancouver, Montreal e Toronto, são destinos atraentes em 2010.
     No momento, o mundo está de olho em Vancouver, onde as Olimpíadas de Inverno foram encerradas no final de fevereiro. Mas não só Vancouver chama atenção no Canadá, em 2010. Este ano será todo especial para a segunda maior nação do planeta.  E depois de a província francófona do Quebec ter celebrado seu jubileu de 400 anos, em 2008, o Canadá de língua inglesa convida agora para seu aniversário de 400 anos: os primeiros imigrantes chegaram à Terra Nova em 1610.
     A nação canadense está em festa. Mas a verdade é que ela sempre foi atraente. Tanto que, em 2008, recebeu o maior número de turistas de sua história. E de acordo com uma avaliação feita em 2009 por uma empresa de assessoria empresarial americana, entre 100 países, o Canadá foi novamente classificado como o segundo melhor destino de viagem do mundo.
     Mas o que atrai os turistas? As cidades! Compras e roteiros turísticos urbanos são as atividades favoritas. Só depois disso o visitante americano e de outras partes do mundo é atraído para a natureza.
     A preferência recai sobre os três maiores centros: Toronto, Montreal e Vancouver, onde meio ambiente e natureza e a vida urbana talvez contrastem mais frontalmente do que em qualquer outro lugar da Terra. Logo atrás da silhueta edificada de Vancouver começam as densas florestas, onde os encontros com ursos não são raros. Fora do continente, diante da Ilha de Vancouver, enfileiram-se nada menos do que 225 outras ilhas.
     Os "Vancouverianos" são os cidadãos canadenses que mais investem dinheiro no lazer em mountain bikes, paragliders, equipamentos de alpinismo e mergulho, caiaques. A revista britânica The Economist nomeou Vancouver diversas vezes como a cidade de melhor qualidade de vida do mundo.
     Programa contrastante é o oferecido pelo Jardim Clássico Chinês Dr. Sun-Yat-Sen, onde lagos verdes como jade e elegantes pagodes transmitem uma sensação de quietude que favorece a meditação. E, claro, um toque asiático. Vancouver também se chama "Hongcouver", pois 37% de seus habitantes são de origem asiática. A cidade é plenamente cosmopolita: quase a metade da população pertence a uma "visível minoria". Também nela ocorre o maior número de casamentos interculturais do Canadá.
     A segunda maior metrópole canadense apresenta, igualmente, essa característica multicultural. Contudo, Montreal é mais elegante e internacionalizada, com orquestras e festivais famosos, como o maior encontro de jazz do mundo. E ela transmite uma sensação de vida europeia, o que pode ser creditado ao seu bilinguismo: 80% dos habitantes falam francês, apenas 20% dominam o inglês. Entre os francófonos (especialmente os mais idosos) há os separatistas, que lutam pela separação de Quebec do Canadá, no referendo de 1995, a posição que eles defendiam perdeu por estreita margem. A nova geração é menos politizada e começou a misturar os dois idiomas. As frases são iniciadas em francês e finalizadas em inglês, ou vice-versa. Vale a pena escutar.

Fonte: revistageo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário