"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

domingo, 30 de janeiro de 2011

A religião dos parlamentares e o peso do voto evangélico

Algumas opiniões de especialistas sobre pesquisas , dão conta que os evangélicos já representam 25% dos brasileiros. Os católicos estariam pouco acima dos 60%. 
O G1 quis saber a religião dos deputados que comporão a nova legislatura e realizou uma pesquisa própria. Veja o resultado:
Web 
- Dos 414 que responderam, 309 (75%) se disseram católicos — ou 60% do total. 
- Declararam-se evangélicos apenas 43 deputados, ou 10% dos pesquisados e 8% da Câmara. 
- Preferiram se dizer apenas cristãos 13 deles, e 41 deram respostas diversas, incluindo religião nenhuma; 8 são espíritas.

O articulista Reinaldo Azevedo da Veja, analisou a pesquisa e fez as seguintes colocações:
Para que houvesse na Câmara uma representação proporcional ao suposto peso dos evangélicos na sociedade brasileira, seria preciso uma bancada de ao menos 128 deputados. Pelo menos 85 parlamentares dos 99 que não responderam a pesquisa — 86% — teriam de se declarar pertencentes a essa corrente, o que é praticamente impossível. O mais provável é que os membros do grupo que não aceitou responder se distribuam segundo o padrão verificado entre os pesquisados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário