"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Acarajé gera perplexidade no Planalto

No Palácio do Planalto o clima ainda é de perplexidade com a nova fase da Operação Lava Jato, chamada de Acarajé. Integrantes do governo foram surpreendidos e não esperavam o pedido de prisão do publicitário João Santana, que foi marqueteiro das campanhas de Dilma Rousseff em 2010 e 2014 e da campanha do ex-presidente Lula em 2006.
Resultado de imagem para charge de joão santanaO governo já ensaia um discurso para tentar proteger politicamente Dilma da operação, mas reconhece que isso pode ter forte impacto político e também pode criar problemas na ação que investiga as contas de campanha de 2014 no Tribunal Superior Eleitoral.
Um dos focos da Acarajé são valores recebidos por João Santana em 2014, quando ele fez a campanha para Dilma no Brasil e para um candidato derrotado no Panamá, país onde a Odebrecht tem forte atuação.



Ao Blog, um ministro foi cauteloso em relação ao alcance da Acarajé. "Até agora é difícil de avaliar, pois não conheço as razões para o pedido de prisão de Santana", disse esse auxiliar de Dilma, para, em seguida reforçar o discurso preventivo ensaiado pelo Planalto: "Agora, se for recebimento de dinheiro lá fora, há que se considerar que João Santana fez e faz campanhas em vários países e, portanto, é preciso saber de quem é o pagamento", concluiu.
Apesar da preocupação, auxiliares da presidente Dilma têm garantido que não há qualquer irregularidade no pagamento feito para João Santana na campanha de 2014.
"Não é possível que a gente não tenha aprendido com o episódio de Duda Mendonça", ressaltou um assessor da presidente, numa citação ao publicitário Duda Mendonça, que confessou à CPI dos Correios em 2005 que recebeu recursos não contabilizados no exterior pela campanha de Lula em 2002. O episódio gerou grave crise política no auge do escândalo do mensalão, mas Duda acabou absolvido no STF.
A ordem no governo é de aguardar os desdobramentos e explicações do marqueteiro João Santana. Há o reconhecimento de que a Acarajé terá forte impacto político, podendo ampliar a paralisia das votações no Congresso e fortalecer o discurso do "fora Dilma", que tem sido feito pela oposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário