"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

domingo, 17 de novembro de 2013

SAÍ DO ARMÁRIO, SOU DE DIREITA

- Por Bráulia Ribeiro (*)
Cansei das propagandas que pretendem explicar direita e esquerda com clichês mentirosos  que idealizam a esquerda e demonizam a direita.
Por isto resolvi sair do armário. Sou de direita.
Mas como assim Bráulia, você não cresceu em família de tradição socialista e representou por tanto tempo valores costumeiramente associados com a esquerda, como a luta pelos pobres, índios e colonos amazônicos?
 Sim, tudo isto é verdade. Mas ao contrário do Chico Buarque e os intelectuais que param no tempo, não parei. Continuei lendo de tudo e principalmente lendo linhas ideológicas diferentes. Tenho um irmão querido que me questiona em tudo que digo, no blog, no face. Quando lhe pergunto, você leu o que escrevi antes de criticar, ele responde com afrontas: “Não leio o que não presta, não preciso ler burrice para contestar, etc.” Assim é a tradição intelectual esquerdista. Dogmática, hermética, não pratica o sacrilégio de ler os “contrários”.
Pois é, eu ousei fazê-lo. Li David Landes,  Hayek, Friedman, Sowell, Locke, a história americana, Jefferson, os Federalist Papers, e mais um monte de coisas, escritos apócrifos, sacrílegos, praticamente pornografia ideológica. Ousei sair da caixinha, pescar em outro lago, pular a “cerca” intelectual que me restringia.
Li também a Bíblia. Leitura difícil.  A leitura bíblica mais difícil é a que fazemos na intenção de obter um detox ideológico ao invés de buscar afinidade.
E não tenho medo de afirmar que mudei. Não creio que a mudança pra mim tenha representado um abandono dos valores pelos quais vivi até agora.  Pelo contrário,  lamento o quão enganada estive todos este anos pensando que a esquerda ideológica servia os valores pelos quais eu lutava.
Pois então aí vai um resumo dos valores básicos que representam o pensamento de direita e o de esquerda. Se você quer contestar ou concordar procure boas leituras antes dos dois lados da questão. Não seja apenas papagaio de clichês. Estude.  E faça você também a sua escolha.

DIREITA
ESQUERDA
Liberdade individual
Controle do estado
Estado Servo e pequeno
Estado Pai e gigantesco
Liberdade ideológica
Controle ideológico
Liberdade religiosa
Controle das instituições religiosas
Riqueza se produz
Riqueza se tira de uns p/ dar a outros
Legisla-se moral sexual que protege crianças, mulheres e indefesos
Legisla-se pseudo liberdade sexual que provoca a institucionalização da promiscuidade
Respeito ao direito democrático
Manipula-se o direito democrático para se obter o que é “certo”.
O indivíduo define o que é certo pra si desde que não fira ao outro.
O Estado define o que é certo.
O Estado defende e protege a igualdade de oportunidades
O Estado impõe igualdade de circunstâncias
Desigualdade  econômica é um fato inexorável
Desigualdade econômica é “evitada” nivelando-se a sociedade por baixo, com exceção dos donos do poder.
Historicamente diminui a pobreza e melhora a qualidade de vida da população em geral (vide EUA)
Historicamente achata a população economicamente e produz miséria indescritível (vide ex-Uniao Soviética)
(*) - Braulia Inês Ribeiro, casada, três filhos, é mestre em etnolingüística. Ex presidente da JOCUM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário