"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CARDÁPIO DE UM DIA PARA LIMPAR O ORGANISMO DOS EXCESSOS DO FERIADO


- Por Paula Perdiz - http://cyberdiet.terra.com.br
 A Páscoa é um dos feriados mais temidos pra quem está de dieta, afinal, são tantas as tentações gastronômicas postas à mesa que é difícil resistir as tradicionais receitas de família e, claro, não fugir do seu plano alimentar.
 Manter o autocontrole e não se acabar no chocolate em meio a tantas guloseimas não é tarefa fácil, principalmente para as chocólatras. Então, se você se rendeu às delícias da Páscoa, não sinta-se culpada achando que é o fim do mundo, pois não é. Para se livrar dos quilinhos extras adquiridos no último final de semana sem percebê-los, o segredo é retomar a dieta o quanto antes e intensificar o treino durante essa semana para que a gordura não se acumule. Ou seja, apesar da sua escapadinha, com esforço e disciplina você consegue manter o plano sem se distanciar muito da sua meta.
Para driblar a culpa e dar o chute inicial para recomeçar a sua dieta, aposte em um dia de Detox para eliminar todas essas toxinas do corpo e sinta no seu pique a diferença de uma boa alimentação. De acordo com a nutricionista Roberta Silva, a dieta de desintoxicação não tem o objetivo de emagrecer, mas auxiliar no processo de limpeza do fígado para eliminar as substâncias maléficas ao organismo, como: medicamentos, produtos com corante, sódio, gorduras e conservantes encontrados nos alimentos industrializados (enlatados, salgadinhos de pacote, congelados e embutidos). "Agora, se usada apenas por um dia com o intuito de dar o pontapé para a reeducação alimentar, o Detox pode ser um grande aliado", explica a especialista ressaltando que por se tratar de uma dieta restritiva, ela não deve ser feita de forma contínua. 
A nutricionista ainda aponta que o fato da dieta desintoxicante excluir um grupo alimentar (normalmente o carboidrato) e incluir chás laxativos que acabam com a flora intestinal podem trazer malefícios à saúde e afirma: "a melhor forma de manter o peso é apostar na reeducação alimentar, pois esse processo de desintoxicação irá ocorrer de forma natural e gradativa". Mas, ela também assegura que nada impede que você inclua alguns alimentos ‘detox’ no seu cardápio diário como a linhaça, vegetais de folhas verdes escuras, frutas com bastante água e chás claros, por exemplo, chá branco, verde, camomila, entre outros.
Abusou das guloseimas e agora está sentindo o peso da culpa literalmente na balança? Veja abaixo o cardápio para um dia de ‘Detox Saudável’ montado pela nutricionista e recomece a dieta com tudo! É bom lembrar que esse cardápio não deve ser prolongado por mais de três dia, pois o intuito aqui não é emagrecer mas dar o pontapé inicial para uma nova fase alimentar. Qualquer dúvida consulte um nutricionista.
Café da manhã
Iogurte desnatado com 2 colheres de sopa de linhaça ou aveia
Suco de laranja natural sem açúcar
Lanche da manhã
Suco de beterraba, cenoura e maçã
Almoço
Arroz integral
Filé de peixe ou frango grelhado
Salada de folha (alface, acelga, repolho, espinafre, rúcula, chicória, couve-mineira) cru ou cozido
Legumes (cenoura, chuchu, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, couve-flor)
Sobremesa 
Fruta da época
Lanche da tarde
Suco de abacaxi com couve
Jantar
Sopa de legumes, verduras, batata e frango 
Ceia
Bebida à base de soja
Torrada integral
Geleia de fruta
Ao longo do dia beba bastante água e chá (verde, branco ou chá claro)

- Para o seu bem estar, mais uma Bo@dica Bo@noia

Nenhum comentário:

Postar um comentário