"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Pessoas tendem a ser mais criativas quando vêem o logo da Apple


Crédito da foto: flickr.com/chubbybat

Parece que com a morte de Jobs o mundo passou a girar em função da Apple e sua maçã. Não é bem assim, mas ambos são sinônimos de  criatividade e inovação. Talvez por isso, pesquisadores das universidades de Duke (EUA) e Waterloo (Canadá) resolveram expor à voluntários, subliminarmente, o logotipo de empresas famosas e verificar como isso os afetava.
341 universitários assistiram a projeções nas quais o logo da Apple ou o da IBM apareciam por milésimos de segundo — tão rápido que eles nem conseguiam identificar que tinham visto um dos dois. Após a exibição, aplicaram um teste no qual os voluntários tinham que listar a maior quantidade possível de usos para um tijolo, buscando assim avaliar o grau de criatividade deles.
Os voluntários que viram o logo da Apple (mesmo sem perceber) foram “significativamente” mais criativos que os que viram o da IBM. O efeito, foi creditado pelos pesquisadores, a associação geral que fazemos da companhia de Steve Jobs com criatividade. O pesquisador Gavan Fitzsimons que lidera a pesquisa, disse: “Nós somos expostos a milhares de logotipos todos os dias e achamos que isso não nos afeta, mas nosso trabalho demonstra que até vislumbres fugazes podem nos afetar drasticamente”. 
Assim fiquem de olhos bem abertos para não serem influenciados pelas mensagens subliminares veiculadas pela exposição de imagens.

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