"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Soldados nos EUA, são livres da amputação através da regeneração dos músculos lesionados


- Procedimento usou células de porco para recuperar tecidos
por Revista Galileu
Uma equipe da Universidade de Pittsburgh desenvolveu um método para recuperar músculos que sofreram grandes perdas de massa. A terapia usa células extraídas do porco para reconstruir o tecido humano.
Os cirurgiões implantam no local lesionado uma espécie de “cola celular”, que tem como principais componentes proteínas ligadas ao crescimento, retiradas da bexiga do porco. Essas proteínas acionam as células-tronco para envolver a área e iniciar o processo de crescimento e recuperação do tecido – o que normalmente não ocorre com tecidos adultos.


Depois desse procedimento, é feita uma rotina intensa de reabilitação para exercitar a nova musculatura em desenvolvimento. A técnica também permite a recuperação de tendões e nervos. “O paciente precisa fazer sua parte, que envolve muito esforço”, explica o médico Stephen Badylak, que lidera o estudo.
Até o momento, quatro soldados já foram operados e o resultado tem sido bom, segundo o médico.
Um dos casos bem sucedidos é de um veterano de guerra que perdeu a maior parte do músculo tibial durante um ataque. Seis meses após a cirurgia, ele conclui o programa de reabilitação. “O que poderia ter sido uma amputação, é hoje um membro que trabalha muito melhor do que depois que sofreu a lesão”, afirma o médico.
O grupo de pesquisadores é uma das partes do Armed Forces Institute of Regenerative Medicine (AFIRM), do Pentágono. Por ano, o instituto recebe US$ 250 milhões para investir em avanços na área da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário