"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O ministro Orlando Silva “subiu no telhado”

A revista Veja desta semana traz graves acusações ao homem que é o ponto de ligação do governo federal com a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional nos eventos Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.
A revista afirma que havia um esquema de desvio de dinheiro público dentro do Ministério dos Esportes usando ONG´s como fachada. O dinheiro iria para o “caixa 2” do PCdoB, o partido de Orlando Silva e seu antecessor e atual Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
Orlando Silva seria o mentor do esquema que funciona desde os tempos em que era secretário-executivo do ministério. De acordo com a acusação, o PCdoB teria desviado cerca de 40 milhões de reais desde 2003.

De acordo com a denúncia de Veja, a ONG recebia a verba do governo depois que pagasse em torno de 20% do valor total do convênio para o esquema. O PCdoB partido do ministro, arrumava fornecedores e pessoas que cederiam notas frias para o pagamento.
A reportagem de Veja está baseada nas denúncias do policial militar João Dias Ferreira, militante do partido que foi preso numa operação da Polícia Federal em 2010, que visava justamente deflagrar desvio de dinheiro do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte - o Segundo Tempo é um programa importante que visa incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas.
O outro denunciante é Célio Soares Pereira, que fazia as vezes de motorista e mensageiro das pessoas envolvidas no esquema.
João Dias Ferreira afirmou que Orlando Silva chegou a receber propina pessoalmente na garagem do Ministério do Esporte. Parte do dinheiro foi usado para pagar despesas das eleições de 2006.
A presidenta Dilma já pediu explicações a Orlando Silva, e o Ministério Público já anunciou que vai investigar o caso.
Fonte: Imprensa Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário