"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Entre 7 de setembro e 12 de outubro, os corruptos não pararam. Precisam ser detidos

Direto ao Ponto - Augusto Nunes - Veja
Apenas 35 dias separam as primeiras manifestações promovidas pelo movimento contra a corrupção em 7 de setembro e a segunda rodada de atos de protesto acontecida a 12 de outubro. Pouco mais de um mês. Tanto bastou para que quadrilheiros espalhados pelos três Poderes e por todo o país desafiassem os brasileiros honestos com a ampliação do vastíssimo acervo de bandalheiras. Três exemplos são suficientes para retratar a desenvoltura dos fora-da-lei.
1. Em 15 de setembro, três ministros do Superior Tribunal de Justiça decidiram que não tem validade legal a imensidão de provas colhidas ao longo da Operação Boi Barrica.  Em três anos de investigações, delegados e agentes da Polícia Federal descobriram o suficiente para instalar no banco dos réus dezenas de  parentes, amigos e agregados do senador José Sarney. Em poucas horas, o ministro Sebastião Reis Júnior produziu um relatório que desqualifica os resultados da operação autorizada pelo Judiciário e monitorada pelo Ministério Público.
Excitados com a derrota imposta aos xerifes, os vilões resolveram dispensar-se de cautelas. No momento, até os meirinhos que já morreram sabem que Sarney manobra ostensivamente para infiltrar no STJ a desembargadora federal Assusete Dumont Reis Magalhães. E o inevitável José Dirceu, chefe da quadrilha do mensalão, quer preencher a vaga no Supremo Tribunal Federal aberta pela aposentadoria de Ellen Gracie com a nomeação de uma amiga que o assessorou na Casa Civil. A candidata certamente acha que a maior gatunagem da história republicana não existiu.
2. Em 23 de setembro, o Estadão reproduziu a entrevista concedida a uma emissora de rádio do interior pelo deputado estadual Roque Barbiere, do PTB paulista. Irritado com concorrentes que andam invadindo sua capitania eleitoral, Barbiere contou que há na Assembléia Legislativa um movimentadíssimo balcão de compra e venda de emendas parlamentares. De lá para cá, multiplicaram-se evidências contundentes de que o comércio de dinheiro público é ainda mais repulsivo do que sugeriu a entrevista.
Como o escândalo envolve todos os partidos, o plenário uniu-se para abafá-lo. Nenhum deputado ousou romper o silêncio corporativista. O governador Geraldo Alckmin avisou que só se interessará pela apuração do caso se Barbiere entregar-lhe os nomes dos envolvidos e as quantias recebidas (talvez exija também o CIC e o RG dos acusados). Até agora, ninguém foi preso, indiciado ou processado. Aliás, nenhum dos incontáveis larápios federais presos pela Polícia Federal nos últimos nove anos está na cadeia.
3. Em 28 de setembro, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados absolveu o notório Valdemar Costa Neto, vulgo Boy, de todos os pecados pretéritos e presentes (os futuros ficam para as próximas sessões). O prontuário de bom tamanho informa que o chefão do PR foi um dos sócios fundadores do esquema do mensalão, aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal por formação de quadrilha e chefiou o bando que saqueou o Ministério dos Transportes, fora o resto. Para os colegas, Boy é um exemplo de respeito ao decoro parlamentar.
Convencido de que será inocentado também pelo STF, o delinquente irrecuperável informou que, ao contrário do que fez em 2005, desta vez não vai interromper o mandato para antecipar-se à cassação. “Não renuncio nem com reza braba!”, resumiu. Amigo e discípulo de Lula, Valdemar Costa Neto fez o que o mestre recomendou no fim de setembro aos ministros corruptos: só consegue resistir no cargo quem tem “casco duro”. Tradução: só se mantém no emprego quem nega tudo mesmo depois de pilhados em flagrante.
Os três exemplos comprovam que o Executivo, o Judiciário e o Legislativo estão contaminados pela ladroagem endêmica e impune que o fundador do Brasil Maravilha transformou em instrumento político. Cabe ao movimento contra a corrupção transformá-los em três ultrajes, três estímulos, três bandeiras e três motivos adicionais para outros atos de protesto. Insaciáveis, os assaltantes de cofres públicos não vão parar espontaneamente. Precisam ser detidos pelos brasileiros que respeitam os códigos morais, desprezam ladrões e não capitulam.
Esses tampouco cruzaram os braços depois do Sete de Setembro, atestaram os memoráveis momentos do Rock in Rio em que a multidão cuidou de fazer um perfeito contraponto para o Capital Inicial e os Detonautas. Estimuladas pelos vocalistas Dinho Ouro Preto e Tico Santa Cruz, dezenas de milhares de vozes resumiram o que pensam dos corruptos no coro desmoralizante endereçado a José Sarney. Sarney é, merecidamente, um dos símbolos da impunidade. Mas, como lembrou Tico Santa Cruz (que estará nos atos de protesto desta quarta-feira, informa o vídeo abaixo), a Marcha contra a Corrupção tem muitos alvos. Também por isso, não vai acabar tão cedo.
O importante é que começou. O caminho se faz ao andar

Nenhum comentário:

Postar um comentário