"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Banco Central altera regras sobre cédulas “manchadas de rosa”

As cédulas procedentes de arrombamentos em caixas eletrônicos, que são “manchadas de rosa” pelo mecanismo de segurança, tem novas regras de substituição estabelecidas pelo Banco Central. Não será necessário apresentar comprovante de saque e boletim de ocorrência para trocar o dinheiro no banco, procedimentos que haviam sido recomendados pelo BC na semana passada, já que o Banco já tem todos esses lançamentos feitos pelo sistema automático dos caixas.
O BC também determinou que os bancos troquem o dinheiro imediatamente. Antes, não havia prazo.
Em relação a notas obtidas no comércio ou de outras maneiras, o BC mantém a posição de que o cidadão que receber esse dinheiro não será ressarcido.
O telefone do Banco Central para tirar dúvidas é: 0800-979-2345 ou pelo site do BC.

Veja o que muda nas regras sobre cédulas manchadas:

1 - Como o cidadão deve proceder ao receber dinheiro manchado de rosa?
O cidadão não deve aceitar notas com manchas rosa. Se a nota tiver essa mancha, recuse receber a cédula.

2 - E se a nota manchada de rosa for sacada no banco, inclusive em caixa eletrônico, como proceder?
Se o cidadão sacou uma cédula manchada de rosa no caixa ou em um terminal de autoatendimento, ele deve procurar qualquer agência do banco do qual é correntista e apresentar a nota manchada. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.

3 - É obrigatório tirar o extrato da conta e apresentar junto com a nota manchada?
Não. Os bancos têm os registros de saques efetuados, inclusive nos caixas eletrônicos.

4 - É preciso fazer boletim de ocorrência na polícia para realizar a troca?
Não. O Banco Central determina apenas que o cidadão deve procurar o banco, o qual é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.

5 - Em caso de saque de nota manchada nos terminais 24 horas, como proceder?
O cidadão deve procurar qualquer agência de seu banco para efetuar a troca. Não é preciso apresentar comprovante de saque ou boletim de ocorrência.

6 - O que devem fazer aposentados e pessoas que recebem benefícios sociais ou previdenciários que não têm conta em banco?
Devem procurar qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro para fazer a troca. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.

7 - Se receber sem perceber uma nota manchada de rosa em outras circunstâncias, o que fazer?
O cidadão deve procurar qualquer agência bancária e entregar a cédula. O banco anotará seus dados (nome, endereço, CPF ou CNPJ no caso de ser empresa) e enviará a cédula para análise do Banco Central. Se ficar comprovado que a mancha não foi provocada por mecanismo antifurto, o cidadão será ressarcido pelo banco. Caso fique comprovado que a mancha é desse tipo de dispositivo, não haverá reembolso.

8 - Qual é a responsabilidade dos bancos em relação às cédulas disponibilizadas em terminais eletrônicos?
Os bancos são responsáveis pelas cédulas disponibilizadas em terminais eletrônicos.

Na hipótese de o caixa eletrônico disponibilizar nota manchada de rosa, o banco poderá sofrer punição administrativa. Além disso, não será ressarcido por essa nota e ainda terá que pagar os custos que o Banco Central tiver com a reposição e análise do dinheiro.

Fonte: Banco Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário