"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Asteróide gigante tirará um “fino” cósmico na Terra – Informação da NASA

O YU55 é um asteróide com aproximadamente 400m de diâmetro e peso de estimado de 55 milhões de toneladas, descoberto em 28 dez 2005 por Robert Mc Millan do Programa de Observação Espacial dos Estados Unidos.

Foto NASA

Esse objeto passará próximo da Terra entre os dias 8 e 9 de Novembro de 2011, a uma distância de 324.000 Km, (distância menor que a Terra-Lua - 384.000 Km). É considerado pelos astrônomos potencialmente perigoso, embora não represente ameaça real de colisão com a Terra. Um asteróide dessas proporções que atingisse a Terra deixaria uma cratera de 10Km de largura, 600m de profundidade e liberaria energia de aproximadamente 65.000 bombas atômicas.
O asteróide se aproxima da Terra a partir da direção ao Sol, como um ponto de luz até o momento da maior aproximação. O melhor momento para novas observações terrestres com instrumentos ópticos e infravermelhos será no final do dia 08 de novembro, após às 21:00 horas no Atlântico leste e na África ocidental. Sua abordagem, por estar próximo da Terra é por poucas horas, e se constituirá num desafio devido ao seu rápido movimento no céu.

Fonte: NASA - http://neo.jpl.nasa.gov/news/news171.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário