"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A farra dos cargos comissionados (DAS)


O Brasil é campeão mundial em cargos comissionados: só a Presidência da República dispõe de quase 22 mil para livre nomeação. Aí está a grande fonte de corrupção, nepotismo, apadrinhamento, formação de um exército de bajuladores, já que normalmente a “capacidade técnica” é desprezada em função da “fidelidade canina”. Países avançados não chegam nem perto desse número: a Inglaterra tem apenas 300; Alemanha e França contam com aproximadamente 500; e os Estados Unidos, que têm uma estrutura pública muito maior que a brasileira, dispõem de aproximadamente 9 mil cargos.



No nosso Brasil a conta chega a cerca de R$ 1 bilhão, por ano e a farra dos cargos comissionados, os famosos DAS, se estendem pelas esferas Federal, Estadual e Municipal, enfim, “uma vergonha”. Mas em meio a esse caos, O governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), deu um bom exemplo e mandou exonerar 15.565 funcionários comissionados do estado. O anúncio foi feito no dia 13, pelo secretário de Administração, Lúcio Mascarenhas, que afirmou ainda que a medida vai representar uma economia de R$ 210 milhões neste ano. Espera-se que o “bom exemplo” encontre outros seguidores, eu particularmente adoraria que uma limpeza fosse feita na "nossa Campos", mas duvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário