"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ECOS DO DOMINGO NA I. P. GUARUS

Reunião Matinal – Início 09h30min
“A Família Cristã no Sec. XXI” – Preletor: Presb. Geraldo – Livro: Bíblia Sagrada (NTLH)

     Considerando-se o texto de Gênesis capítulo 2 verso 24, precisamente no ponto do texto onde diz “para se unir com a sua mulher”, procuramos focar dois pontos: “unir-se” com a “sua mulher”. A partir daí concluímos algumas coisas:
     1. Que o texto levanta de maneira contundente a importância da fidelidade no relacionamento.
     2. Que a expressão verbal “unir-se” traz consigo a idéia de “colar-se”, “grudar-se”, traduzindo assim a sólida união que se espera de um relacionamento gerenciado por Deus. Do mesmo modo se tentarmos "descolar", "desgrudar", "desunir" algo que está colado como vimos acima, será impossível fazê-lo sem arrancar pedaços de ambas às partes, o que na prática se traduz em dores, sofrimentos físicos e psicológicos para todos que estiverem fazendo parte do processo: os cônjuges, os filhos, os amigos, as famílias e etc.., enfim o “desunir-se” ou “descolar-se” é um processo doloroso que em princípio vai contra o propósito de Deus e quase sempre traz grandes prejuízos às partes envolvidas.



     - A título de aplicação, fizemos uma dinâmica simples colando dois pedaços de papel com os nomes dos cônjuges, e após alguns minutos tentamos separá-los, verificando que no processo, partes de um papel se rasga e sempre fica colado no outro.
     A partir do ponto onde o texto diz: “tornando-se os dois uma só carne” - abordamos a questão da "intimidade do casal", especificamente no "relacionamento sexual", e a partir de alguns outros textos bíblicos do livro de Cantares e das Cartas de Paulo, concluímos que do ponto de vista de Deus, o sexo entre os cônjuges é benção, é lícito, é bom e deve ser aproveitado pelo casal respeitando-se mutuamente em todos os aspectos, portanto deve ser a conclusão de um processo de entendimento contínuo dentro das várias fases do casamento (a recomendação de Paulo é que um sempre considere não a si mesmo, mas ao outro) em síntese minha felicidade e satisfação deve estar na felicidade e satisfação do outro.
     A título de conclusão, lemos e analisamos o poema “Sozinho” composição de Peninha, que ficou conhecido na voz de Caetano Veloso.

Como prometí, aí está a síntese o encontro de Domingo passado (12/09/2010)

  • Você está convidado a participar de um grupo muito interessante, que se reúne aos domingos às 09h30min, na I.P. Guarús - Av. Dr. Tancredo Neves 143, para de maneira bem descontraída analisarmos os desafios do presente século para as nossas famílias





Nenhum comentário:

Postar um comentário